Renovando a Aliança no Discipulado

Introdução:


Texto básico: Gal. 3:15



Nosso Deus é um Deus de aliança, Ele  não caminha com ninguém sem fazer antes uma aliança. É um princípio bíblico que Ele mesmo estabeleceu. É impossível caminhar com Deus sem o entendimento de uma aliança, pois através dela Deus nos dá garantias de muitas bênçãos, se houver fé e obediência.

Aliança em hebraico é berith e em grego diatheke significa: prescrição legal, acordo, testamento, contrato, pacto, ou sociedade entre duas ou mais partes em que se estabelecem compromissos, deveres, obrigações e privilégios entre as partes envolvidas.


Uma aliança é uma declaração de propósitos, um decreto. Uma aliança é tão importante que o livro sagrado, a bíblia, está dividido em duas alianças: A antiga e a Nova Aliança.



Exemplos de alianças:



1. CASAMENTO É UMA ALIANÇA 

Deus é testemunha dessa aliança. Malaquias 2:14.



2. ALIANÇA FEITA ENTRE OS HOMENS,

• Abraão e Abimeleque – Gênesis 21.22-25.

• Isaque e Abimeleque – Gênesis 26.26-31.

• Davi e Jônatas – I Samuel 20.8.



3. ALIANÇA ENTRE DEUS E O HOMEM QUE O TEME – Salmo 25.14.

Exemplos de rituais de aliança entre os Judeus:



1. TROCA DE CAPA OU ROUPA – para o judeu a roupa representava a pessoa e ao trocá-la, ele estava dizendo: “Eu estou me dando a você, me entregando por inteiro”.

2. TROCA DO CINTO o cinto servia para sustentar a armadura, simbolicamente estava dizendo que estava dando a sua força, sustento e proteção. “Eu te dou a minha força e habilidade de lutar, se alguém te atacar, ataca a mim também, ajudarei a te defender e proteger”.
3. A TROCA DE NOMES onde a última parte do nome de um era passada para o outro, isso é usado ainda hoje na aliança de casamento e de pais para filhos.

4. ALIANÇA DE SAL Essa aliança era feita entre Deus e o seu povo para expor a estabilidade de propósitos, serviços e conquistas entre o povo de Deus e TAMBÉM PARA TRANSMITIR A IDÉIA DE FIDELIDADE, unidade e purificação do povo de Deus. “E toda oferta dos teus manjares salgarás com sal; e não deixarás faltar a oferta de manjares o sal da aliança do teu Deus; em toda a sua oferta oferecerás sal”. Levítico 2. 13. Através de uma aliança de sal DEUS DEU A SOBERANIA DO REINO DE ISRAEL A DAVI e à sua descendência. Aliança de sal é uma aliança de conquista de cidade, de territórios, de governo, de reinos.“Porventura, não vos convém saber que o Senhor, Deus de Israel, deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal?” II Crônicas 13.5

5. O CORTE DA ALIANÇA o animal era cortado ao meio e as duas partes colocadas frente a frente, e as partes da aliança passava no meio, simbolicamente dizendo: “Estamos morrendo para nós mesmos, se eu não cumpri a minha parte nesta aliança que aconteça comigo o que aconteceu a este animal”. Gênesis 15:1-21. Deus fez essa aliança com Abraão.

Os inimigos conhecem o poder de uma aliança. Todos fazem alianças. Até OS MARGINAIS E OS FEITICEIROS, fazem alianças para conquistar os seus territórios. A aliança traz segurança e conquistas para o presente e futuro. Um discípulo que não vive debaixo de uma aliança não avança, não se desenvolve, não produz de acordo com sua capacidade e pontencial. Todos precisamos de uma aliança com Deus, com nossos Apóstolos, ministério, com a nossa célula, M12 etc...



Uma aliança exige:



1 – Fidelidade



Se eu pudesse definir a essência de uma aliança, diria que é a fidelidade. Quando Jesus levantou doze homens para andarem com Ele (Mt. 10), estava procurando discípulos que estivessem decidos a estabelecer uma aliança espiritual de eternidade, dispostos a corresponderem à fidelidade neste discipulado. (Mt. 28:18-19).



Ex. Eliseu e Elias.

Além de Eliseu servir a Elias todo o tempo, não o deixava um só momento. Ele sabia  que andando nos “calcanhares” de seu discipulador isso lhe renderia o olhar de Deus e a unção do Espírito Santo.

Nós somos tentados a todo tempo a sermos infiéis, somos tentados a sermos servidos ao invés de servirmos. (Jesus veio para ser servido)



2 – Disposição e decisão



Para fazer uma aliança é preciso decisão para se dispôr e disposição para decidir.

Disposição é determinação que resulta numa decisão. Isso é pessoal, subjetivo. A decisão é um atividade de quem está vivo. Estamos todo o tempo decidindo: que hora acordar, o que comer, que roupa vestir, etc. Algumas pessoas perderam o discernimento e o poder de avaliação ao se dispôr e decidir pelas alianças em sua vida. Decidem por alianças sem avaliá-las sofrendo depois o impacto dessas alianças equivocadas. Contudo, isso não lhes dá o direito de anular essa aliança.



3 – Maturidade



Pessoas maduras entram numa aliança para abençoar., as imaturas entram para serem beneficiadas e passam o tempo todo exigindo seus  benefícios se esquecendo das responsabilidades da sua parte na aliança.

Hb. 7:6-7 – “Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior”

Melquisedeque ofereceu a Abrão “ pão e vinho” Abrão ofereceu a ele o dízimo de tudo. Gn. 14:18-20



No modelo da aliança proposta por Deus dois Aspectos são sempre infatizados:
1 - O aspecto da Grandeza:
Melquisedeque é descrito como sendo maior do que Abraão, por quem Abraão foi abençoado (o maior abençoa o menor), e a quem pagou o dízimo.

 2 - Aspecto da provisão:

Melquisedeque ofereceu a Abrão "pão e vinho", elementos símbolos da provisão de Deus. Jesus é descrito como sendo o "Pão do Céu", Jo 6.51,



Conclusão.

Para termos uma caminhada de êxito precisamos estabelecer, reestabeler ou renovar as alianças. É verdade que quando estabelecemos, reestabelecemos ou renovamos nosso compromisso de andar em aliança, percebemos que nem sempre é como gostaríamos. Porque que alianças não são baseadas em sentimentos. Alianças que são baseadas em sentimentos se quebram. Só as alianças baseadas numa decisão consciente, fiel e madura sobrevivem e cumprem o seu propósito.
Que Deus nos ajude!



Apóstolos Antonio Carlos e Dirlei Lima