Estudo sobre Aliança




Introdução:
Gal. 6:7 

Algumas pessoas ainda não tem revelação do que é de fato uma aliança. Nesse primeiro momento podemos afirmar o que não é aliança. Aliança não é parceria, não é companhia e nem união. Aliança é um pacto, e, optar por um pacto significa sustentar as escolhas. Ao apresentar-se ao homem Deus o fez fundamentalmente como um Deus de aliança, compromisso, relacionamento, intimidade e comunhão.  Para o homem natural que não gosta de compromisso, é  desafiador firmar uma aliança com Deus, isso se dá por causa do grande mistério sobre Deus que “o fogo e a fumaça” escondem e revelam. Porém o homem espiritual detecta a sua presença sem O ver; percebe a sua proximidade, entra nos seus mistérios, desfruta da sua presença e intimidade por causa da aliança.

 Essa aliança de intimidade, proximidade compromisso exige algumas marcas.

1 - A marca da fidelidade:

A Fidelidade atrai a unção e o coração de Deus. Os fiéis manifestam a unidade, santidade, consagração, compromisso, responsabilidade, humildade no corpo de Cristo. Os Fiéis são os santos consagrados ao Senhor. Deus se revela a esses. No salmo 16:3 está escrito que os fiéis são  notáveis. Deus vê os fiéis no meio de uma multidão. Os fiéis são aqueles em que Deus se compraz. O fiel é sempre levado a fazer a vontade de Deus mesmo que isso exija sacrifício, porque sem sacrifício não há uma verdadeira aliança.

2 - A marca da circuncisão

"Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne" (Colossenses 2.11).

Gênesis 17:4-8 e 17: 10. Nesse texto Deus fala de uma circuncisão da carne, mas hoje, Ele nos pede uma circuncisão no coração, no nosso interior, é o que está escrito em Romanos 2:29.
Deus chamou Abraão quando ele tinha 99 anos de idade para a circuncisão e Ele associou a circuncisão a duas grandes promessas: Ele faria uma grande nação dos descendentes de Abraão, e daria-lhes uma terra como herança. Deus mandou que Abraão e seus descendentes guardassem a aliança da circuncisão: Todo macho entre vós será circuncidado. Circuncidareis a carne do vosso prepúcio; será isso por sinal de aliança entre mim e vós(Gênesis 17:10-11). Ele ordenou que circuncidassem os meninos no oitavo dia da vida.
Talvez possamos usar circuncição e aliança como sinonimos. Porque Deus deixou bem claro que os incircuncisos não participavam das promessas e privilégios que só tem os que são aliançados. Ex. 12:48
Essa marca remove o “opróbrio” etc. (Josué 5:9).
3 - Marca do pertencimento:

Eu sou do meu amado e o meu amado é meu. O primeiro problema detectado por Deus no Jardim foi a solidão, Adão não pertencia a ninguém. O pertencimento  é uma necessidade extrema do ser humano. Ao fazer aliança com seu povo Deus disse: “vocês são minha propriedade exclusiva, meu povo eleito, e Eu Sou o Deus de vocês”.
Na aliança eu posso descansar em alguém, (Como diz a canção – “ Há um lugar de descanso em Ti de Heloísa Rosa.) e posso ser um lugar de descanso para alguém. São as pessoas a quem pertencemos e com quem temos aliança que no acolhem no momento de angústia, desafios e desepero. Na aflição e nas guerras, podemos   ser cobertura, ou sermos cobertos. Essa marca também confirma uma aliança.


4 - A marca da renúncia
Toda aliança (acordo) exige renúncia entre as partes. A marca da renúncia. A marca da renúncia de Jesus é a cruz. Não existe aliança com Jesus e o seu discipulado sem cruz. Sem renunciar pai, mãe marido etc… Se alguém quer vir até… Mat. 16: 24-25.

5 - A marca da humildade

Humildade: “Virtude com que manifestamos o sentimento de nossa fraqueza.  Modéstia, Demonstração de respeito, de submissão”.
Andar em aliança é um atestado público de humildade. Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração…” (Mateus 11:29). O jugo de Jesus era uma comparação à canga, o aparelho de madeira que une os bois para puxar o arado. Jesus estava ensindo que numa aliança as forças são multiplicada quando se descobre a sinergia do caminhar junto. Ele usou essa referencia de humildade e unidade que uma aliança requer. A nossa parte é tomar o jugo e começar a crescer. Ao decidirmos por uma aliança com Jesus, aprendemos duas coisas: mansidão e humildade. Ser manso é ser domesticado, controlado, é ter autodomínio; e humildade é reconhecer erros, perdoar e ser perdoado, dar e receber, servir…, enfim, são duas qualidades que abrem portas para os relacionamentos.
No sermão das bem-aventuranças Jesus disse: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;… Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra (Mateus 5:3,5). Então os mansos e humildes herdarão o reino dos céus e ao mesmo tempo a terra.
6 - Marca da perseverança:

Em uma aliança não há lugar para desistencia. Eu não posso desistir. Quando fazemos uma aliança é para durar, e durar para sempre. Isso é bem mais que um acerto ou troca de beijinho e tapinhas nas costas. É uma relação que precisa perseverar até o fim apesar de circunstancias adversas. A perserverança precisa ser exercitada diante de qualquer circunstâncias. Assim, por mais que as coisas não estejam bem, ou que passem por turbulências, jamais quebraremos a aliança que firmamos.

7 – A marca do serviço – Mat. 20: 21-28
Toda referência que temos sobre aliança e serviço está em Jesus e na sua palavra. Ao se apresentar aos seus discipulos Jesus disse: “ Eu vim não para ser servido, mas sim para servir” Mat. 20:28. Lc. 12:37 João 12:26
Conclusão

Não tenha medo de fazer uma aliança. Decida fazer uma aliança de sucesso com alguém tendo um objetivo em comum: amar, conhecêr e confiar,  tendo em mente que uma aliança ainda que meramente humana é ratificada por Deus entendendo que o cultivo da intimidade e do sucesso nessa aliança é uma questão de entendimento, compreensão, revelação, coração e  sensibilidade. Isso está para além de formas humanas, leis e tratados é espiritual. Isso é de Deus!

Apóstolos Antonio e Dirlei Lima