O mistério da iniquidade

Introdução


Texto: Sl. 32. 2 - Sl. 51 - Sl 244 Ez. 18:1-32 - Sl 36

A biblia fala em (2 Tess. 2-7) Que há um "mistério da iniqüidade" e isso significa em sua raiz "iniciação ou ação silenciosa".

A iniqüidade e a justiça se opõem radicalmente e se ela coexistir durante toda a vida em um “crente”, este se encontra em um lamentável e terrível estado de juízo durante toda a sua existência. Isto é porque a justiça inevitavelmente julga a iniqüidade.

A iniqüidade é o desejo diabólico de onde todo o mal se deriva. É transmitida ao homem desde seu nascimento e tem como objetivo impregnar o coração de pensamentos e intenções contrárias à justiça, a verdade, ao amor e a tudo o que Deus é. A iniqüidade é a soma de todos estes pensamentos e sentimentos contratidórios ou a soma da maldade do homem.

De acordo com a biblia fomos concebidos em iniqüidade. Ela entra na alma do ser humano no instante em que é concebido. (Sl. 51-5) É neste momento que toda esta informação da herança espiritual da maldade se estabelece nele. “A iniqüidade é um cordão espiritual torcido, e nele serão gravados todos os pecados do homem e o que será sua herança nas gerações seguintes”. (Ex. 34-7) “É onde fica gravado todo o legado torcido e pecaminoso que um homem entregará a seus filhos”.

1 - Onde surgiu a iniquidade?

A iniqüidade surgiu na terra no momento da queda de Satanás, e no homem surgiu depois da queda de Adão.

“Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.” (Ezequiel 28:15 e 11).

A iniqüidade é o que a Bíblia chama de embrião do pecado. O embrião do pecado se origina no espirito e invade a alma (coração) e o corpo físico, como um lodo que suja tudo gerando o pecado. A biblia diz: (I João 3.5-10) Qualquer que permanece nele não peca (não vive na prática do pecado); Qualquer que peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. Quem comete o pecado é do diabo; Porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifesta: Para desfazer as obras do diabo. Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; Porque a sua semente (seu DNA) permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. Porque a Iniquidade e antagônica a justiça e retidão

2 – Quais as Consequências da iniquidade

2.1 - Pecado concebido e estabelecido - Ex. Alerta de Deus a Caim. Gn. 4-7. O apóstolo Tiago nos fala claramente sobre a iniquidade em forma de desejo que gera o pecado e a morte. Tg. 1-13-16 (Cobicar - Desejar com avidez; apetecer ardentemente).

2.2 – Morte ou Maldição

O Apóstolo John Eckhardt em seu livro: Identificando e Rompendo Maldições define maldição como: “recompensa dada por Deus sobre uma pessoa e sua descendência como resultado de sua iniqüidade”,

Tanto as bênçãos como as maldições são leis espirituais que estão buscando onde se instalar. E a maldição só se instala quando há pouso. Provérbios 26.28. Encontramos pessoas que depois de passarem pelo encontro cancelam as maldições de suas vidas, mas com o tempo estas retornam sobre elas. A razão disto é que, pelo poder do Espírito, conseguiram afasta-las, por um tempo, contudo nunca desarraigaram a sua causa, que é a iniqüidade.

A maldição saiu mas ficou flutuando, buscando outra vez onde se instalar. Ao ver de novo a iniqüidade na pessoa, volta se prender a ela, trazendo a a recompensa dada por Deus sobre uma pessoa e sua descendência como resultado de sua iniqüidade”, conforme está no livro de Lamentações 3.64-66:

As maldições podem ser identificadas através de vários sintomas recorrentes e provêm de raízes específicas de iniqüidade.

3 - Identificando as áreas onde há maldição

3.1 - Área financeira:

Problemas financeiros crônicos, pobreza e miséria, terra que não produz fruto, negócios que se secam sem razão aparente: Causa: Roubo, fraude, bruxaria ou feitiçaria, idolatria, confiar no homem em lugar de Deus, roubar a Deus nos dízimos e ofertas. Malaquias 3.8,9. Jurar falsamente em nome de Deus. Zacarias 5.4;

Quando uma pessoa identifica que está sob maldição, a primeira coisa que tem a fazer é identificar a causa. Esta pode se encontrar na própria pessoa ou em sua geração. Comumente está em ambas. Às vezes, necessitamos que o Espírito Santo nos revele acontecimentos do passado. “A iniquidade, a ruína e a escassez financeira”. Depois, será necessário se arrepender da iniqüidade e, então, desarraigá-la do espírito. Uma vez feito isto terá que se revogar e cancelar as maldições, rompendo seu poder sobre a sua vida.

3.2 – Relacionamentos

Familiares

– Iniquidade entre os pais: Adão e Eva, Abrão e Sara, Isaque e Rebeca ódio, inveja, divórcios, roubo, morte, etc…

- Inquidade entre irmãos – Caim e Abel, Isaque e Ismael, Jacó e Esaú.

- Povos e nações

3.3 – Saúde – enfermidade etc…

Conclusão

Para afastar a iniquidade é necessário arrependimento, junto a isso fazer listas detalhadas e exaustivas. Isso não é um requisito para nossa salvação, mas o é para a remoção de obstáculos `a nossa liberdade total e bênção completa. Uma vez pedindo perdão, de maneira específica, por tudo o que identificamos, arrependidos e conscientes das implicações no reino espiritual; então, temos de ordenar que seja extinta toda iniqüidade de nosso