Sacrifícios que agradam a Deus

Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual na sua misericórdia, mediante Cristo, Cristo fez de nós sacerdotes, conforme está escrito: "Vós sois... o sacerdócio real" (1 Pd. 2:9) e ainda: e ainda: "Como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer oferecer sacríficios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo"

(1 Ped. 2:5).

Introdução

Na antiga aliança os sacerdotes levíticos foram levantados por Deus para pôr incenso sob as suas narinas e holocausto sobre o seu altar, de fato eles colocavam o incenso sobre o altar que estava no interior do tabernáculo, e ofereciam sacrificios de ações de graças e holocaustos sobre o altar dos holocaustos que estava à entrada da tenda da revelação; eles, sobre os holocaustos, deviam também oferecer a sua respectiva oblação que consistia em flor de farinha amassada com azeite, e deviam também derramar sobre eles a sua respectiva libação que era constituida por uma certa porção de vinho; foi Deus a prescrever para que lhe fossem oferecidos sacrifícios feitos pelo fogo, os quais prefiguravam os espirituais que nós hoje como sacerdotes de Deus devemos oferecer ao nosso Deus que está nos céus. Agora vejamos que sacrifícios espirituais agradam a Deus.

1 - Nossa vida

Paulo escreveuaos filipenses: "E, ainda que seja oferecido por libação (beber algo por prazer) sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.." (Fil. 2:17); Paulo estava na prisão quando escreveu esta epístola e ficaria contente se tivesse que morrer pelo Evangelho. Ele anunciava o Evangelho aos Gentios e era por eles que ele padecia e suportava tantos sofrimentos e tantas privações, aos Colossenses ele disse: "Regozijo-me agora no que padeço por vós" (Col. 1:24), e aos Éfesios escreveu: "Vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós.." (Ef. 3:13); Paulo estava pronto a morrer pelo nome de Jesus, ele tinha posto a si mesmo sobre o altar para se sacrificar pelos eleitos, e comparava a sua morte ao derramamento da libação sobre um sacrifício. Paulo estava pronto e disposto a oferecer a si mesmo como libação sobre o sacrifício da fé dos Filipenses; notai estas palavras dirigidas por Paulo aos Filipenses: "Sobre o sacrifício..da vossa fé"; ele chamou a fé dos santos de Filipos ‘sacrifício’, e isto faz entender que a fé que opera por meio do amor é um sacrifício agradável a Deus o qual tem prazer naquele que o oferece. Consideremos Jesus, o Cordeiro de Deus e o sacrifício que ele ofereceu a Deus por todos nós; Paulo escreveu aos santos de Éfeso que Cristo "se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef. 5:2).

Jesus ofereceu-se a si mesmo em sacrifício a Deus por nós, Ele aniquilou-se a si mesmo para que nós fossemos exaltados, Ele nos deu o exemplo mostrando-nos o que significa apresentar o próprio corpo em sacrifício agradável a Deus. Deus se compraz no seu Filho porque lhe disse: "Tu és meu filho amado, em ti me comprazo" (Lucas 3:22) e Jesus mesmo explicou a razão pela qual o Pai o amava dizendo: "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la" (João 10:17). Jesus foi amado por Deus porque deu a sua vida por todos nós; Deus sentiu um perfume de cheiro suave quando o seu Filho se ofereceu a si mesmo por nós, e Deus sentirá um perfume de cheiro suave se também nós damos a nossa vida pelos irmãos, porque ofereceremos o nosso corpo em sacrifício a Deus, como Jesus ofereceu o seu por nós. João escreveu: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3:16).

Epafrodito era um cooperador de Paulo e eis de que maneira ofereceu-se a si mesmo em sacrifício a Deus: Paulo dá este testemunho dele aos santos de Filipos: "Pela obra de Cristo chegou até bem próximo da morte, não fazendo caso da vida para suprir para comigo a falta do vosso serviço" (Fil. 2:30).

2 – Espírito Quebrantado

O espírito quebrantado é um outro sacrifício espiritual agradável a Deus. Davi, depois de ter cometido adultério com Bate-Seba e depois de ter morto Urias o Heteu, marido de Bate-Sheba, confessou as suas transgressões a Deus dizendo-lhe: "Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares" (Sal. 51:4) e também: "Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado!" (Sal. 51:2). Davi se fez culpado de uma grave culpa e segundo a lei de Moisés, seja quem cometia adultério com a mulher do seu próximo, seja quem matava o seu próximo com premeditação devia morrer; não haviam sacrifícios pelo pecado ou holocaustos que o culpado destes crimes podia oferecer a Deus para ser perdoado destes pecados. Davi reconheceu a sua iniquidade na presença de Deus e o invocou para que tivesse piedade dele; Davi sabia que Deus não aceitaria nem os seus sacrifícios e nem os seus holocaustos, de facto disse a Deus: "Porque te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos" (Sal. 51:16), mas também sabia que Deus requeria dele um sincero arrependimento, de facto ele disse: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sal. 51:17).

O povo de Israel quando abandonou Deus e lançou para trás das costas a lei de Deus, continuou a oferecer sacrifícios e holocaustos, mas Deus não os aceitou, de facto está escrito em Isaías: "Não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes" (Is. 1:11), e em Amós: "E ainda que me ofereçais holocaustos, e ofertas de manjares, não me agradarei delas" (Amós 5:22), e porquê isto? Porque o povo fazia toda a sorte de maldades e não se humilhava diante de Deus, não confessando as sua iniquidades e não abandonando-as e por isso Deus desprezava os seus sacrifícios. No caso de Davi, Deus teria desprezado os seus sacrifícios, se ele os tivesse oferecido para ser perdoado, sem se arrepender das suas transgressões, mas Davi sabia quais eram os sacrifícios que Deus requeria dele e que Ele não rejeitaria: um coração quebrantado e contrito, Deus não o desprezaria de certo, e assim foi, porque Davi rasgou o coração e com o coração quebrantado foi a Deus suplicando-lhe para purificá-lo dos seus pecados, e Deus o perdoou.

Nós, como sacerdotes de Deus devemos oferecer a Deus estes sacrifícios, um coração quebrantado e contrito; humilhando-nos diante de Deus, sabendo que "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9); querdos, o Senhor acolhe quem vai

a Ele sinceramente, confessando-lhe as suas iniquidades e não o lança fora. O espírito quebrantado é um sacrifício agradável a Deus

Nós, como sacerdotes de Deus devemos oferecer a Deus estes sacrifícios, um coração quebrantado e contrito; humilhando-nos diante de Deus, sabendo que "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9);queridos, o Senhor acolhe quem vai a Ele sinceramente, confessando-lhe as suas iniquidades e não o lança fora.

3 – Sacrifícios de louvor

Um outro sacrifício espiritual que nós, como sacerdotes de Deus, devemos oferecer a Deus é o de louvor, conforme está escrito: "Portanto ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome!" (Hebr. 13:15). Nós, quando louvamos a Deus com a nossa boca, lhe oferecemos um sacrifício espiritual no qual ele tem prazer; está escrito: "Oferece a Deus sacrifício de louvor" (Sal. 50:14), é uma ordem e nós devemos segui-la. Queridos, louvemos a Deus com cânticos, porque Ele é bom e a sua benignidade dura eternamente sobre aqueles que o temem; o Senhor nos resgatou das mãos do adversário e nos tomou nas suas mãos, dando-nos motivo para louvá-lo continuamente.

Paulo escreveu: "Cantando ao Senhor com graça em vosso coração salmos, hinos e cânticos espirituais" (Col. 3:16), isso significa que o sacrifício de louvor, para ser agradável de Deus, deve ser-lhe oferecido com o coração debaixo do impulso da graça. Deus diz: "Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará" (Sal. 50:23), portanto o sacrifício de louvor é um perfume de cheiro suave que os santos fazem chegar às narinas de Deus e no qual Deus tem prazer, e quanto ele é agradável a Deus o sabia também Davi que disse: "Louvarei o nome de Deus com um cântico, e engrandecê-lo-ei com acção de graças. Isto será mais agradável ao Senhor do que boi, ou bezerro que tem pontas e unhas" (Sal. 69:30,31); estas palavras as disse pelo Espírito, um homem segundo o coração de Deus, que ofereceu a Deus seja os holocaustos e os sacrifícios de acção de graças de que fala a lei de Moisés seja o sacrifício de louvor.

Conclusão

Os tempos e as circunstâncias podem mudar, mas os atributos de um verdadeiro portador do sacerdócio de Deus permanecem constantes. Sendo assim precisamos estar consciente de nosso papel. Só assim poderemos exercer o ministério para o qual fomos levantados.