Exercendo nosso Sacerdócio em Cristo

Introdução

Texto básico - I Pd. 2: 9 - II Pd. 1:3-11

Para desenvolvermos um sacerdócio que agrade a Deus alguns princípios devem ser observados. Precisamos entender que a Casa de Deus (O nosso corpo) é espiritual e, precisa em todo tempo de restauração. Restauração do serviço, testemunho, e tudo o que pertence a Cristo.

Paulo nos ensina em I Timóteo capítulo 1, no verso 12, que o nosso chamado pertence a Cristo. Todo sacerdéocio pertence a Ele, e aprouve a Ele nos colocar, no SEU ministério.

Precisamo entender que todo filho de Deus é um sacerdote, e por ser segundo a ordem de Melquisedeque tem um sacerdócio real, e todo verdadeiro sacerdote estará ligado a um sacerdócio real e eterno de justiça e de paz (Heb. 7.2). Esse sacerdócio não é levantado pelos homens, mas pelo poder de uma vida indissolúvel (Heb. 7.16).

1 - Quais as funções do sacerdócio?

Todo sacerdócio tem duas funções, ministrar coisas espirituais a Deus e levar aos homens instrução e conhecimento de Deus (Mal. 2.7). Ministrar a Deus e aos homens pela vontade de Deus (II Cor. 8.5). Por isso temos que ver pelos olhos espirituais o verdadeiro tabernáculo de Deus (Heb. 8.1-2). No templo e no tabernáculo havia, podemos assim dizer, 4 partes:

O santíssimo

O santo lugar

O átrio ou pátio exterior

O arraial.

Duas partes internas e gloriosas, e duas partes externas. Duas que eram ministradas a Deus e duas que eram ministradas aos homens, embora o pátio exterior e o arraial estivessem divididos por cortinas, eles mostravam uma diferença entre os pecadores e Deus. Somente o sumo sacerdote e os sacerdotes podiam ver a glória de Deus.

Quem fazia o serviço do tabernáculo era somente Arão e seus filhos, mas isto não estava no coração de Deus desde o princípio. No princípio Deus queria que todo o povo fosse uma nação sacerdotal, e este continua sendo o Seu propósito para todo filho de Deus (Êx. 19.6).

Quando fomos transportados do império das trevas, para o reino de Cristo (Col. 1.13), fomos feitos reis e sacerdotes sobre a terra. A partir daí não precisamos mais ver a glória de Deus somente na criação (Sal. 19.1), na parte externa deste tabernáculo celestial, mas passamos a conhecer e ser transformados por esta glória na face de Jesus Cristo (Jo. 17.22, II Cor. 4.6, II Cor. 3.18).Já que fomos chamados, justificados e glorificados (Rom. 8.31).

O sacerdote podia entrar em três partes: no arraial, no átrio e no santo lugar, mas somente o sumo sacerdote podia entrar também no santíssimo lugar. Isto nos mostra que somente Cristo, além dos outros lugares, entrou fisicamente no santíssimo lugar, pois ele teve que sair e ser sacrificado fora da porta. Agora temos um homem, um sumo sacerdote que entrou no próprio céu para comparecer por nós perante a face de Deus (Heb 9.24).

Por Ele temos acesso ao santíssimo lugar em espírito e em verdade, pois o véu que separava já não separa mais; foi rasgado de cima para baixo. Fisicamente não podemos penetrar os céus, mas temos por Cristo, acesso ao Pai em um mesmo espírito (Ef. 2.18). E tudo o que Ele tem ouvido do Pai, nos tem dado a conhecer (Jo. 15.15).

Sendo assim aprendemos que ministério sacerdotal é a Deus e aos homens. Por isso ministramos no santíssimo e no santo lugar a Deus e no átrio e no arraial aos homens, aos pecadores (Heb. 13.13).

Essas quatro partes que nos indicava quais os serviços que Cristo ministrou e ministra através dos seus santos, dos seus sacerdotes.

1.1 – No santíssimo lugar temos o ministério específico de Cristo, como o sumo sacerdote,

1.2 – No santo lugar é exercido o sacerdócio de todos os santos que são feitos por Deus Sua Casa.

1.3 - No pátio externo era exercido o minsitério sacerdotal aos pecadores que estavam e estão se aproximando de Deus e se achegando para conhecer a Deus,

1.4 - No arraial era ministrado a todos os pecadores.

Todos essas partes falam dos ministérios de Cristo, mas um é específico dele como sumo sacerdote e três são dEle através dos santos.

Por isso todo homem que ministra algo espiritual e verdadeiro, aceitável e na presença de Deus, só pode faze-lo por Jesus Cristo (II Cor. 12.19), a glória pertence a Ele. Somente nEle está todo o prazer de Deus, e nós só podemos ser agradáveis, ou aceitáveis a Deus no Amado (Ef. 1.6).

Hoje podemos entrar por Ele na presença de Deus com inteira certeza de fé, porque com o seu sangue ele purificou todas as coisas (Heb. 9.26); Ele nos comprou, e nos fez reis e sacerdotes para Deus (Apoc. 5.10).

Conclusão

Por meio de nós, portanto, como membros de Cristo, o grande trabalho sumo sacerdotal no céu deve encontrar expressão aqui na terra. Portanto precisamos deixar Deus restaurar nosso sacerdócio.

Apostolos Antonio Carlos e Dirlei Lima