Palavra aos Sacerdotes

Texto Oséias 4:1-12

Introdução


No velho testamento o sacerdote tinha o encargo de oferecer incenso ao SENHOR e não de procurar algo para satisfazer a congregação. O sacerdote tinha que servir ao SENHOR em primeiro lugar e não a Igreja. Ele era o homem separado para servir exclusivamente ao SENHOR. Seu ministério era para o SENHOR e não para a congregação, e quando os sacerdotes paravam de ministrar ao SENHOR no Santo dos Santos,

ninguém ouvia a palavra do SENHOR, e sem a palavra viva do SENHOR, os homens resolviam suas questões pelas suas próprias forças corrompendo o direito e o justo juízo. Por isso era imprescindivel a presença de sacerdotes ministrando ao SENHOR, para receberem a palavra viva e repassar ao povo. (Ml. 2:7).
Quando Deus levantou o profeta Oséias os sacerdotes estavam ministrando ao povo baseado em suas idéias pessoais e particulares, completamente dissociados da palavra e do conhecimento de DEUS situação essa não diferente de nossos dias.

Era e é papel dos sacerdotes:

I – Transmitir os oráculos de Deus para o povo - Oseias 4:6

Como um Sacerdote podia ensinar o Conhecimento de Deus se ele mesmo não tinha esse conhecimento? O povo estava se corrompendo por falta de conhecimento de Deus. Por falta de um conhecimento experiencial, de um conhecimento profundo de Deus o povo estava se perdendo. Havia necessidade de um conhecimento mais profundo de Deus e menos teorico. O povo precisava conhecer a Deus pelos seus atributos: Amor, Justiça, Misericórdia, Fiel e Justo; Ele é Onisciente, Onipresente, Onipotente...!!!
Não tem sido diferente nos dias de hoje. Deus tem levantado profetas para alertarem os seu sacerdotes, porque o nosso povo está se corrompendo.

II- Ser modelo de Excelência - Oséias 4:9

Ser modelo em tudo. Um verdadeiro sacerdote usa de sua influencia para mudar a vida das pessoas. O sacerdote era e é modelo para ao povo. O prefeta Oséias reivindica aos sacerdotes essa postura. O povo estava se corrompendo por causa da má influencia dos sacerdotes. Jesus o nosso Sumo Sacerdote foi modelo em tudo. Foi modelo de: santidade, serviço. Amor, obediência, dedicação, adoração etc…

III – Tirar o povo da idolatria - Oseias 4:12

3.1 - O Povo estava consultando "Varas" (Rabdomancia, varas lançadas que de acordo como caíam, era a resposta de Deus; Varas com Deus ordena e Deus Proíbe e como caíam, definiam...). Sacerdotes devem ter a Resposta, Orientação e Indicação do Caminho, da Direção a ser tomada e Deus honrará a Palavra do seu Sacerdote...
3.2 - O Povo estava envolvido com Demônios: "Espírito de Luxúria, Engano, Prostituição, Idolatria". E os Sacerdotes precisavam ter a coragem e o Discernimento desses espíritos malignos atuando no meio do Povo, para com Autoridade, expulsa-los do meio do povo... - Sacerdotes, Precisamos Exercer a Nossa Autoridade: LUC 9:1-2! - Na Sua Casa, na sua Família, esses Espíritos Malignos tem que Sair...!!!
3.3 - O Povo estava Envolvido com Ídolos: "O meu povo consulta o Pau..." (SL 135:15-18). No Brasil, muitos lares mantem seus ídolos, suas imagens penduradas pensando que isso vai trazer proteção e não entendem que isso traz Maldição...! Quem vai ter a Coragem de denunciar isso? Os Sacerdotes do Senhor...!!!

CONCLUSAO:

Sacerdotes, Arranquemos o Povo da Pobreza, Miséria, idolatria, prostituição, violência e Maldição. Precisamos reverter esse quadro para que nossos filhos não sofram. (OS 4:6 "... eu me esquecerei de teus filhos";
1- Para que Deus não nos Rejeite (OS 4:6 "... eu te rejeitarei para que não sejas sacerdote diante de mim";
2- Deus nos Julgará e Castigará o nosso Pecado: OS 4:9 "... castigá-lo-ei conforme os seus caminhos e lhe darei a recompensa das suas obras";
3- Ficaremos na mesma situação do Povo que Lideramos: OS 4:9 "Assim como é o povo, assim será o sacerdote"!
Que Deus tenha misericórida de nós e nos desperte para desenvolvermos com dignidade nosso sacerdócio.